quinta-feira, maio 15, 2008

O Alcorão

O Alcorão ou Corão (em árabe قُرْآن, al-qur’ān, "a recitação") é o livro sagrado da Religião Islâmica. Acredita-se que "O Alcorão" é a palavra literal de ALLAH revelada ao profeta Muhammad (S.A.W.) ao longo de um período de 22 anos, usando-se normalmente um título, que denota respeito, como Al-Karim ("o Nobre") ou Al-Azim ("o Magnífico").
O Alcorão encontra-se organizado em 114 capítulos, denominados suras, divididas em livros, secções, partes e versículos. Considera-se que 92 capítulos foram revelados ao profeta Muhammad (S.A.W.) em Meca, e 22 em Medina. Os capítulos estão dispostos aproximadamente de acordo com o seu tamanho e não de acordo com a ordem cronológica da revelação.
Cada sura pode por sua vez ser subdividida em versículos (ayat). O número de versículos é de 6536 ou 6600, conforme a forma de os contar. A sura maior é a segunda, com 286 versículos; as suras menores possuem apenas 3 versículos. Os capítulos são tradicionalmente identificados mais pelos nomes do que pelos números. Estes receberam nomes de palavras distintivas ou de palavras que surgem no inicío do texto, como por exemplo A Vaca, A Abelha, O Figo ou A Aurora.
Para a recitação do Alcorão, tem-se dividido em partes iguais (7, 30 ou 60), que tem como objectivo facilitar a leitura dentro da possibilidade e capacidade de cada indivíduo (leitura em 7, 30 ou 60 dias). A divisão do Alcorão em 60 dias é a mais habitual, sendo utilizada no ensino. Cada divisão em 7 partes recebe o nome de manzil e em trinta o nome de juz. As fracções são também divididas em meios, quartos e oitavos.